A implementação do ARTUS, um projecto seleccionado no âmbito do convite à apresentação de propostas, de 2019, para a Acção Preparatória da UE sobre Investigação em Defesa (PADR) gerida pela EDA, foi oficialmente lançada numa reunião de lançamento online realizada a 10 de Fevereiro de 2021.
ARTUS significa "Autonomous Rough-terrain Transport UGV Swarm". O projecto, com um orçamento de aproximadamente 1,5 milhões de euros, foi seleccionado na sequência de um convite à apresentação de propostas PADR a nível da UE sobre o tema 'Future Disruptive Defence Technologies - Emerging Game-changers', subtópico 'Augmenting Soldier Capacity'.
ARTUS visa desenvolver um conceito de viabilidade tecnológica e demonstrador para um pequeno enxame de veículos terrestres não tripulados (UGV) inteligentes e autónomos para apoiar pelotões de infantaria durante as suas missões. O enxame de apoio aumentará significativamente a sua capacidade: fornecendo carga útil substancialmente acrescida para todo o equipamento através de ambientes severos, incluindo áreas densamente arborizadas ou inclinadas; reagindo autonomamente a desenvolvimentos inesperados, tais como perdas de partes do enxame; aumentando a mobilidade e flexibilidade da unidade; e aumentando o nível global de protecção das tropas.
O consórcio é liderado pela Fraunhofer Gesellschaft zur Förderung der Angewandten Forschung E.V. (Alemanha) e engloba também a ONERA (França), outra organização de I&T bem estabelecida, a Diehl Defence (Alemanha), um actor global nos sistemas de defesa, e a CharismaTec (Áustria), uma PME altamente inovadora. O projecto tem uma duração de 24 meses.
Mais informações sobre o consórcio podem ser encontradas na página do projecto ARTUS.
Sobre o PADR
O projecto ARTUS faz parte da Acção Preparatória sobre Investigação em Defesa (PADR) lançada pela Comissão Europeia em 2017 para avaliar e demonstrar o valor acrescentado da investigação e tecnologia de defesa (I&T) apoiada pela UE. Preparou o caminho para um verdadeiro Programa Europeu de Defesa como parte do Fundo Europeu de Defesa (FED), no âmbito do Quadro Financeiro Plurianual da UE (2021-2027).
A implementação do PADR é gerida pela EDA na sequência do mandato através de um Acordo de Delegação entre a Comissão Europeia e a EDA assinado a 31 de Maio de 2017. Através deste acordo, a Comissão confia à EDA a gestão e implementação dos projectos de investigação lançados no âmbito do PADR.