• Exemplos de IA

    Vejamos alguns exemplos de aplicação da inteligência artificial no nosso dia a dia:

    1. E-mail

    Atualmente, a maior parte dos serviços de e-mail, como Gmail e Outlook, utiliza a IA para identificar possíveis mensagens de SPAM, vírus ou fraudes. 

    2. Redes sociais

    Um dos motivos pelos quais as redes sociais são tão viciantes é a sua capacidade de personalização e isso só é possível através do uso de inteligência artificial. 

    A IA vai monitorizando tudo o que é feito pelo utilizador durante a navegação, em tempo real, e consegue fazer recomendações de amizades assertivas e mostrar os anúncios mais pertinentes para cada pessoa. 

    Além disso, a IA também compreende o emocional dos utilizadores a partir das suas publicações e, com isso, dá destaque aos conteúdos e imagens mais relevantes e remove os considerados impróprios.

    3. Serviços de streaming

    Os serviços de streaming, como Netflix e Spotify, também fazem o maior sucesso no entretenimento por conta da personalização feita por IA. 

    Essa personalização acontece principalmente pelos sistemas de recomendação, que através de análise de navegação permitem identificar os conteúdos mais relevantes: podcasts, músicas, filmes e séries semelhantes aos mais vistos e escutados. 

    4. Google

    O Google é um dos maiores exemplos de uso da IA no dia a dia. Está presente no funcionamento do GMAIL, em aplicativos, como o Google Lens, que faz buscas por reconhecimento de imagem, Google Maps e até em programas criados pela empresa e voltados para outros setores, como o da medicina. 

    O Google Ads e o motor de pesquisa (O Google) devem o seu sucesso à IA e à aprendizagem, que os tem tornado cada vez mais assertivos. O motor de pesquisa permite  que os resultados da busca sejam apresentados cada vez com mais rapidamente e é capaz de reconhecer sinónimos, assuntos relacionados, semelhanças entre sons das letras, entre outras coisas.

    Quanto mais as pessoas o utilizam, mais ele aprende sobre a intenção de busca e sobre o comportamento, gerando uma melhor experiência para os utilizadores. 

    Já no caso do Google Ads, a inteligência artificial está focada principalmente nas análises de navegação do utilizador, usando essa informação para recomendar anúncios personalizados e, por isso, mais assertivos. 

    5. Comércio eletrónico

    Os sistemas de recomendação de produtos baseados em IA também são essenciais para o sucesso das compras on-line, porque ajudam a elevar a experiência de compra.

    Como a IA analisa toda a navegação do utilizador, consegue mostrar os produtos mais relevantes em vitrines personalizadas. Com ela, até a vitrine de lançamentos é customizada para cada pessoa com maior rapidez e eficiência, pois além de personalizadas as vitrines são autónomas, diminuindo a necessidade de trabalhos manuais.

    Mas, além das vitrines, hoje a IA também está presente em sistemas de busca inteligente para e-commerce, facilitando a pesquisa por produtos dentro da loja virtual. 

    As vantagens de utilizar essa tecnologia são a velocidade da busca, a similaridade fonética — que reconhece os sons das palavras e mostra os produtos mesmo com erro de digitação — e a busca por cor, através do reconhecimento de imagem. 

    6. Medicina

    Na medicina, a IA já é bastante utilizada. Uma área da medicina que merece destaque pelos avanços através de IA é a oncologia. O próprio Google desenvolveu software destinado à detecção do cancro da mama e de pulmão e revelou-se muito mais eficazes que os próprios médicos no reconhecimento da doença, através das análises das radiografias. 

    7. Aplicativos de GPS

    Os aplicativos de GPS, hoje tão essenciais na nossa rotina, também fazem uso da IA para fazer a monitorização constante e em tempo real do trânsito, mostrando o melhor trajeto, dando informações sobre acidentes, controlos policiais e muito mais. 

    A IA também está presente nos aplicativos de entrega de comida ou de encomendas, que têm um sistema de GPS interno para monitorizar e informar sobre a localização atual do pedido. 

    8. Atendimento ao cliente 

    Os chatbots são um ótimo exemplo de robô sem corpo físico. Simulam um ser humano na conversação por chat e são uma excelente ferramenta de atendimento, pois possibilitam que todo e qualquer utilizador seja atendido de imediato, resolvendo ou direcionando para o setor responsável. Isso agiliza o processo e otimiza o tempo dos colaboradores. 

    E muitos outros exemplos se podem citar!